• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

A pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão, é o fruto de várias espécies de cactos epífitos dos gêneros Hylocereus e Selenicereus. Nativas de regiões da América Central e México, também cultivadas em Israel, no Brasil e na China. O termo “pitaia” significa “fruta escamosa”.

Benefícios da Pytaia:

Por conta da composição nutricional, a pitaya ajuda de fato no combate ao câncer (ação antioxidante). Além disso, ela melhora a pressão arterial (devido à ação da captina, uma substância presente na fruta). Ela age como anti-inflamatório e como controle glicêmico.

Quando você deve consumir pitaya?

Assim como as demais frutas, a pitaya deve ser consumida em sua rotina alimentar. Recomenda-se consumir de 3 a 5 porções por dia. Como qualquer outro alimento, se consumida em excesso pode causar malefícios. Então, coma a fruta moderadamente.

Pesquisas indicam que a pitaya proporciona propriedades anti-inflamatórias e antidiabéticas. Além disso, em sua casca é possível extrair um látex que serve para assear e hidratar a pele, retardando o envelhecimento, com ampla utilização na indústria de cosméticos.

Confira a seguir uma receita deliciosa de suco de pitaya:

Ingredientes
200 ml de água;
100 gramas da fruta (Pitaya);
4 morangos;
4 folhas de hortelã.

Modo de Preparo:
Primeiramente, depois de descascar a pitaya, lave os morangos e as folhas de hortelã. Por fim, bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.


Fonte: www.folhago.com.br