• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

A energia solar oferece auxílio aos residentes de zonas rurais a partir da geração de energia pela captação da luz do sol. Desta forma, eles não permanecem dependentes da rede da distribuidora, já que os custos são altos e consomem uma boa parte do investimento de produção.

Além disso, a energia solar também pode servir como solução à necessidade de irrigação a partir do bombeamento de água, que gera preocupação em moradores de zonas rurais.

Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, algumas como:

Irrigação de plantações;
Monitoramento e auxílio no processo produtivo;
Fonte de energia para cercas elétricas;
Bombeamento de água;
Refrigeração.

Além de outras maneiras de utilização da energia solar para zona rural, podemos contar com a economia de energia para aumentar a receita de lucro e investir no agronegócio local.

As vantagens da energia solar no campo

Os produtores rurais também contar com uma redução de preço dos sistemas fotovoltaicos em até 75%, registrada na última década. Ou seja, o custo dessa tecnologia está em constante queda para atender às necessidades do pequeno e médio agricultor.

No campo, os gastos com energia elétrica são ainda mais altos e suas tarifas de energia estão aumentando de modo constante, tornando-se superior à inflação. Por reduzir os custos e investir em uma fonte de energia renovável, a energia solar para zona rural é uma excelente solução.

Tão importante quanto a economia de gastos com contas de energia, a energia solar é totalmente limpa e inesgotável. Por isso, o produtor contará com uma fonte de energia econômica e sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente.

Financiamento de energia solar para produtores rurais

Para tornar a energia solar mais acessível à zona rural, existem opções de financiamento para a compra e instalação de sistemas fotovoltaicos, com taxas e carências que possibilitam a solução de energia solar para o produtor. No entanto, o produtor rural que possui interesse em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência, ou comércio, deve obter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) através do sindicato rural ou a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A partir disso, a declaração será emitida de acordo com a renda anual e as atividades exploradas pelo imóvel, auxiliando o agricultor a escolher linhas especiais de crédito disponíveis. Além disso, é válido destacar que o produtor rural deve estar com o CPF regularizado e sem dívidas.


Fonte: www.portalsolar.com.br