A cebola é considerada um insumo versátil, sendo muito presente na culinária brasileira, europeia e asiática. Sua preparação vai facilmente de uma a cozinha trivial à alta gastronomia, dando sabores incríveis ao prato. O vegetal pode ser cozido em líquidos ou a vapor, assada, grelhada e refogada, adaptando-se a todos os tipos de processo de cozimento, dando aroma e sabor a preparação.
É um ingrediente rico em vitaminas A, B e C, sais minerais como ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio. Também possui alto teor de flavonóides, tendo o poder anti-inflamatório, podendo ser uma aliada na prevenção de doenças do sistema nervoso, respiratório e circulatório. Ela também ajuda a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL) e os níveis de triglicerídeos.
Você já deve ter reparado, ao caminhar pela feira ou supermercado ou até mesmo lendo receitas, que existem mais de dois tipos de cebola, porém você sabe a diferença de cada uma delas?
Cebola Amarela
Tem a casca em tons mais dourados e mais dura, seu tamanho costuma ser maior do que os outros tipos de cebola e o seu formato mais arredondado. Conhecida pelo sabor intenso e ácido, além de sua versatilidade, é ideal para o tempero da carne assada, molhos, sopas e refogados.
Cebola Roxa
Seu sabor é menos ácido e mais adocicado e seu aroma é intenso e, além disso, é mais crocante. Por essas características essa cebola é consumida constantemente crua, sendo a é mais tradicional na cozinha das Américas, usada em ceviche, guacamole, vinagretes, recheio de sanduíches, saladas e conservas.
Cebola Branca
É mais cara e mais difícil de ser encontrada. Possui o sabor mais suave, sendo mais adocicada e mais crocante. Dessa forma, são indicadas para consumir em saladas ou em outros pratos crus. Esse tipo é bastante utilizada na cozinha mexicana. Diferentemente da cebola amarela, a branca possui uma durabilidade menor.
Cebola Doce
A cebola doce é muito parecida com a cebola amarela, tornando-se difícil de distinguir ambas, porém seu formato é mais achatado. O sabor da cebola doce é menos ardido e adstringente, sendo mais doce e possuindo menor teor de água. É muito usada para fazer receitas caramelizadas e empanadas - as famosas “onion rings”.
Cebola Chalota
A chalota é da família do alho e seus bulbos, sendo alongadas e separadas, lembrando um dente de alho. Esse tipo é muito comum na culinária francesa, por ser delicada e bastante usada em molhos clássicos como o béarnaise e holandês. Podendo ser utilizadas, também, como acompanhamento, principalmente de carnes.
Fonte: www.achougastronomia.com.br