São Longuinho é um santo popularmente conhecido no Brasil, principalmente por sua fama de ajudar a encontrar objetos perdidos. A devoção ao santo vem acompanhada de uma prática curiosa: ao pedir sua intercessão, é comum prometer três pulinhos.
A figura de São Longuinho está envolta em diversas lendas e histórias. Ele é identificado como Longinus, o soldado romano que, segundo a tradição cristã, perfurou o lado de Jesus Cristo com uma lança durante a crucificação, para certificar-se da sua morte.
Conta-se que, quando o soldado acertou Jesus com a lança, o sangue teria espirrado nos olhos de Longuinho, curando-o de uma doença ocular que o deixava quase cego. Dizem que isso se deveu ao fato de algumas gotas do sangue de Cristo terem escorrido pela lança e caído em seus olhos, até então turvados por doença ou por velhice, e que imediatamente passaram a ver com nitidez.
Depois do ocorrido, o soldado se converteu, deixou o exército romano e teria fugido para a Capadócia. A tradição católica relata que Longuinho foi preso e torturado por causa de sua fé cristã.
História
Longinus era um soldado de baixa estatura que servia na alta corte de Roma. Ele estava sempre nas festas dos romanos.
Por causa de sua baixa estatura, ele conseguia ver tudo o que se passava por baixo das mesas. Com isso ele achava vários pertences das pessoas e sempre devolvia os achados para seus donos. Daí surgiu sua fama de bom soldado e de sempre encontrar coisas perdidas. Esta fama do soldado Longinus, do mundo pagão, passou para o convertido São Longuinho.
Após abandonar o exercito romano por causa de sua conversão, São Longuinho fugiu para Cesárea e, depois, Capadócia, hoje Turquia. Mas foi descoberto pelo Governador da Capadócia e denunciado a Pôncio Pilatos.
No processo, foi acusado de desertor e condenado a pena de morte. Se ele renunciasse à sua fé em Jesus Cristo seria perdoado. Mas ele se manteve firme e não renegou Jesus Cristo. Por isso, foi torturado, teve seus dentes arrancados e sua língua cortada. Depois, foi decapitado. O soldado que ajudara na crucificação e morte de Jesus, tempos depois dava sua vida por causa do mesmo Senhor.
Canonização
São Longuinho foi canonizado pelo Papa Silvestre II, quase mil anos depois, no ano de 999. Um dos nomes mais populares da Igreja Católica, seu dia é celebrado em 15 de março.
Os pulinhos, possivelmente tornaram-se populares pela rima fácil com Longuinho, mas entre as histórias que buscam explicar o gosto do santo por um pagamento tão estranho, está a crença de que ele tinha problemas nas pernas e gostava de ver as pessoas pulando em sua homenagem.
Fontes: www.exame.com
www.radiocatedraljf.com.br
www.bbc.com
www.festasbrasileiras.com.br