Durante as missas você já deve ter observado que as cores das vestimentas dos padres varia ao longo do ano. Segundo Pe. Marcelino isto não é algo aleatório. “As cores da casula, peça de roupa que vai em cima da túnica branca, representam a cor do tempo litúrgico que a Igreja está vivenciando”, diz.
O branco, por exemplo, simboliza a alegria e a paz. É utilizada nos dias de Natal, Páscoa e nas comemorações de Jesus Cristo, da Virgem Maria e dos anjos e santos (não-mártires), segundo o missionário redentorista.
O vermelho, por sua vez, simboliza o amor e o sacrifício. “É utilizada nas festividades de Pentecostes, que é o derramamento do Espírito Santo, da Sexta-feira da Paixão e dos santos mártires, e também no Domingo de Ramos e nas festas dos apóstolos e evangelistas”, afirma Pe. Marcelino.
A cor roxa, de acordo com Pe. Marcelino, é utilizada no tempo de Quaresma e do Advento. Simboliza a penitência e o arrependimento. Já o rosa é para o terceiro domingo do Advento e no quarto domingo da Quaresma, pois remete à alegria e ao júbilo pelo nascimento de Jesus e a ressurreição do Senhor.
Por fim, o verde, que representa a esperança. “Essa é a cor utilizada no tempo comum, ou seja, em praticamente todas as celebrações que não fazem referência a datas marcantes da Igreja”, finaliza Pe. Marcelino.
Fonte: Afipe