A pecuária brasileira é uma das principais atividades econômicas do país, envolvendo a criação de animais para a produção de carne, leite, lã, ovos, mel, entre outros. No Brasil, existe a criação de galináceos (galinhas), bovinos (bois e vacas), suínos (porcos), ovinos (ovelhas), caprinos (bodes e cabras) e bubalinos (búfalos).
Confira a seguir como é dividida a pecuária no Brasil:
Informações importantes:
O rebanho avícola brasileiro são 1,6 bilhão de cabeças de aves.
O rebanho bovino 240 milhões, e o menor rebanho de 1.4 milhão de búfalos. Em termos gerais são mil aves para cada búfalo.
Os dados vêm da última Pesquisa de Pecuária Municipal de 2023 e demonstra o rebanho bovino na maior porção geográfica, do centro-oeste ao norte do país, abrangendo o Cerrado e sul da Amazônia.
O rebanho de avicultura antes concentrado nas porções sul e sudeste, após cinco anos, está espalhado por todos os estados, inclusive no norte do país.
O estado de Mato Grosso lidera o rebanho bovino no Brasil, com 34 milhões de cabeças, ou 14,6% do efetivo nacional. seguido pelo Pará, 25 milhões.
O município brasileiro com o maior rebanho bovino é São Félix do Xingu, no Pará, com 2,5M de cabeças.
Em 2023, o Brasil possuía 1,6 bilhão de cabeças de galináceos. O estado com maior rebanho de galinhas é São Paulo,com 54,5 milhões, seguido de Paraná, 27M.
O município com o maior efetivo de galináceos no Brasil foi Santa Maria de Jetibá (ES), com 12,7 milhōes de cabeças.
Seguido por Bastos (SP), com 10,4 milhōes de cabeças e Inhumas (GO) 2,6M.
O estado com o maior efetivo atual de suínos no Brasil é Santa Catarina, com 986 mil cabeças de porcos, seguido de Paraná (621 mil) e Rio Grande do Sul (565 mil).
O maior rebanho de ovinos é o estado da Bahia, com 5 milhões de cabeças de ovelhas, seguido por Pernambuco (3,6M).
A Bahia também possui o maior rebanho de caprinos (cabras e bodes) do Brasil, com 4 milhões de cabeças, seguido de Pernambuco (3,3M) e Piauí (2M).
O estado com maior efetivo de bubalinos é o Pará, com 683 mil cabeças de búfalos, seguido de Amapá (325 mil cabeças).
O crescimento do rebanho bovino foi de 10,6% em cinco anos, ante 2018. Enquanto o rebanho de aves, 6,7%.
Fonte: Página do Instagram @brasilemmapas