• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

As exportações brasileiras têm apresentado um cenário positivo, com crescimento em relação a 2023 e resultados recordes. Na matéria a seguir, veremos para quais países os estados brasileiros mais exportam seus produtos e qual o principal produto vendido, até o 4° bimestre de 2024.

Confira os países que mais compraram e os estados que mais venderam produtos brasileiros:

A China continua a maior parceira comercial com 31% da participação, seguido dos EUA (12%). Um total de 15 estados venderam para a China, enquanto que em 2022, eram 12.

Quatro estados venderam para os EUA, enquanto dois anos atrás eram 6.

Quatro estados venderam para três países europeus.

Em 2023 os EUA deixaram de ser o maior destino do estado de Santa Catarina, vendendo mais para a China e retornando as negociações com os EUA em 2024.

Neste ano, Alagoas trocou os Estados Unidos para vender seu açúcar para a China. E o Amazonas tem agora como principal parceiro a Alemanha, deixando de vender preparações para massas para a Colômbia.

Os estados de São Paulo permanece com as exportações de açúcar para os EUA.

O Rio de Janeiro e Mato Grosso as maiores participações em vendas foram para a China em 2024, um soja, outro petróleo bruto.

As regiões nordeste e norte do Brasil possuem a maior diversidade de compradores. Toda a região centro-sul tem a China como maior parceiro comercial.

Os produtos mais exportados do Brasil foram soja, açúcar, petróleo bruto e minério de ferro.


Fonte: Página do Instagram @brasilemmapas