• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

A maioria dos países do mundo adotou o Valentine’s Day (o dia de São Valentim), em 14 de fevereiro, como uma data para celebrar o amor. Só que no Brasil a efeméride ocorre em um dia diferente, já clássico para os apaixonados do maior país da América do Sul: por aqui, a celebração ocorre em 12 de junho, o Dia dos Namorados.

O que levou os brasileiros a adotarem junho como seu mês dos namorados? Os motivos estão ligados a questões comerciais e também a um santo católico celebrado no neste mês - e comemorado nas tradicionais Festas Juninas. Isso também fez com que junho ganhasse um “status especial” para os namorados.

Por que o Dia dos Namorados é em junho no Brasil?

Para entender por que os brasileiros têm outra data para o seu dia mais romântico do ano, é preciso voltar até 1949. De acordo com a Agência Brasil (órgão de comunicação oficial do governo federal brasileiro) o publicitário João Dória (pai do empresário e ex-governador de São Paulo, João Dória Jr.) era dono de uma agência de propaganda a qual foi contratada para criar uma campanha publicitária para uma rede de lojas de São Paulo. O objetivo era impulsionar as vendas em junho – um mês fraco para o comércio até então.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, que acontece em maio e costuma promover bastante as vendas, o publicitário então fez uma propaganda que criava uma data comemorativa comercial para esse mês: o Dia dos Namorados. E o 12 junho foi escolhido justamente por ser antes do Dia de Santo Antônio (celebrado em 13 de junho). Ele é tradicionalmente conhecido como o “santo casamenteiro” no catolicismo.

O sucesso da campanha foi tanto que a ideia da data agradou em cheio aos comerciantes do Brasil e o país todo passou a celebrar o Dia dos Namorados a cada 12 de junho, movimentando a economia, como explica o artigo da Agência Brasil.

Porém, a influência da cultura norte-americana e europeia é tão grande no país que o comércio tem, aos poucos, adotado também o Valentine’s Day em fevereiro - assim há apaixonados comemorando (e comprando) duas vezes ao ano no Brasil, como afirma o site do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).


Fonte: www.nationalgeographicbrasil.com