• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Não é visível, mas todos nós temos uma carga elétrica. Essa energia precisa ser descarregada de alguma forma, como forma de equilibrar a eletricidade do corpo. É por isso que a sensação de levar choque acontece.

“A umidade do ar ajuda a retirar essas cargas em excesso da gente. Quando essa umidade falta, acumulamos essas cargas, digamos assim, e no primeiro momento que nós nos encostamos a outra pessoa, abrimos a porta de um carro, ou a porta de sala, elas vão escoar. Esse escoamento de carga nada mais é do que um choque elétrico", explica Antônio Motta Franco, professor de física.

O mesmo pode acontecer com alguns objetos. Por exemplo, quando o apagador de lousa entra em atrito com a parede, há uma descarga de energia que prende as duas partes como se elas fossem um imã.

Para quem não aguenta mais levar choque, não tem solução. Segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet), não deve chover tão cedo. “A massa de ar seco impede que as áreas de instabilidade ou frente fria entrem no estado de São Paulo. Elas até chegam aqui, mas desviam para o litoral”, explica.

Neste caso, a única solução é andar descalço - de preferência na terra - isso ajuda a descarregar a energia estática e é uma boa desculpa para aproveitar esses dias secos em parques.


Fonte: G1