• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Provavelmente você já ouviu alguém dizer que tomate não é legume, mas sim um fruto. Não é só o tomate que é fruto. Berinjela, abobrinha, pepino, chuchu e pimentão também estão na lista.

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos. “Todos eles são hortaliças em que o fruto é a parte comestível”, explica Andrea.

Ela lembra que as classificações ainda são de hortaliças de caule, como o salsão, aspargo e palmito; hortaliças de folha, como o alface, agrião, almeirão, escarola e couve e hortaliças de raízes (ou tubérculos) como mandiocas, batata, cenoura e beterraba. As hortaliças de fruta são mais doces pois são ricas em frutose e nascem em árvore, como a framboesa, maçã, laranja, romã e acerola.

Apesar de, comercialmente, serem tratados como legumes - geralmente porque estamos acostumados a achar que frutos são doces e legumes são salgados - botanicamente todos estes elementos são frutos.


Fonte: Gazeta do Povo