Se você olhar para o céu em uma noite clara durante janeiro e fevereiro, poderá se deparar com uma surpresa. Seis planetas - Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno - estão atualmente visíveis no céu noturno.
Durante uma única noite no final de fevereiro, no dia 28, Mercúrio se juntará a eles, criando um raro alinhamento de sete planetas visíveis no céu.
Entenda o alinhamento dos planetas
O ano da Terra é de 365 dias, enquanto, no extremo superior, Netuno leva impressionantes 60.190 dias, ou cerca de 165 anos terrestres, para completar uma única volta ao redor da nossa estrela.
As diferentes velocidades dos planetas significam que, em algumas ocasiões, vários deles podem se alinhar aproximadamente no mesmo lado do Sol.
Da Terra, se as órbitas se alinharem de maneira precisa, podemos ver múltiplos planetas em nosso céu noturno ao mesmo tempo. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno são brilhantes o suficiente para serem visíveis a olho nu, enquanto Urano e Netuno exigem binóculos ou um telescópio para serem observados.
Em janeiro e fevereiro, podemos testemunhar esse evento acontecer. Os planetas não estão exatamente alinhados, então eles aparecerão em um arco pelo céu devido ao seu plano orbital no Sistema Solar. Esse evento do alinhamento dos planetas também pode ser chamado de "desfile planetário".
Nestes dias que antecedem o alinhamento planetário total que ocorrerá em 28 de fevereiro de 2025, o Cosmos oferece um mês antes, por volta de 21 de janeiro, uma prévia com a visão de um alinhamento de seis dos sete planetas que compõem o Sistema Solar, excluindo a Terra.
Considerando as órbitas, as distâncias, os movimentos ao redor do Sol e os planetas, é possível deduzir que um alinhamento planetário é apenas uma questão de tempo. Só temos que esperar que todos os planetas coincidam estar no mesmo “lado” em seu caminho ao redor do Sol.
Fontes: www.bbc.com
g1.globo.com