No período seco que atua em algumas partes do nosso país, principalmente na região centro-oeste e nordeste, é possível ver um dos eventos mais belos da natureza brasileira, a floração dos ipês, árvore símbolo do Cerrado. Essas árvores têm diferentes cores, roxo (variações do rosa), rosa, branco e o mais comum o amarelo.
Com a queda da umidade relativa do ar, copas amarelas, rosas, roxas e brancas tomam a paisagem e fazem refletir aqueles que encaram a seca apenas como tempo cinzento de queimadas e vegetação marrom. As cores vibrantes do gênero Tabebuia spp., composta pelas variedades da planta, irrompem de junho a setembro.
Eles costumam florir em meses diferentes em algumas regiões:
Junho e julho: ipê-roxo
Julho e agosto: ipê-amarelo
Fim de agosto: ipê-rosa
Setembro: ipê-branco e ipê amarelo
Nota: Nem sempre a florada dos ipês segue exatamente estas datas, pois a influência do clima é determinante para que as árvores entrem em período de reprodução.
As floradas costumam durar uma semana, em média, e variam conforme a pouca concentração de água na atmosfera. No caso do amarelo, ele pode se estender por até 10 dias e tem duas edições: uma após a do roxo, aproximadamente em julho, e outra em setembro, quando se anuncia a chegada da temporada de chuva. Ao fim desse período as árvores produzem frutos secos, do tipo cápsula, que quando maduras liberam sementes com alas a longas distâncias.
Fatores que influenciam na floração dos ipês no Brasil
Existem vários fatores que precisamos levar em consideração para entender porque uma árvore não floresce. Entre eles: Luz, água, adubação, temperatura e idade da planta.
Luz (fotoperíodo)
Na primavera e no verão os dias são mais longos e assim as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias longos. No outono e no inverno temos dias mais curtos e as plantas que florescem nessa época são chamadas de plantas de dias curtos. É o caso dos ipês, que florescem no inverno.
Água
A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.
Adubação
O fertilizante é a comida das plantas e tanto macro quanto micronutrientes são importantes na formação das flores e frutos. Assim tenha certeza que seus ipês estejam bem nutridos.
Temperatura
A queda de temperatura também é um fator que auxilia na floração. Os ipês florescem na época onde as temperaturas são menores.
Idade da planta
A idade da planta está relacionada com a maturidade da árvore, isso varia de acordo com os cuidados com adubação, rega ou fertilidade do solo. Em geral o florescimento ocorre com cerca de 5 anos de idade, esse tempo pode diminuir se a planta estiver bem cuidada.
Fonte: Central Florestal