O Dia Mundial dos Animais é comemorado no dia 4 de outubro. A data é de extrema importância, pois leva à reflexão sobre a importância da preservação dos animais, além de divulgar os seus direitos presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais.
A escolha da data para a celebração do Dia Mundial dos Animais ocorreu em 1931, durante uma convenção de Ecologia que aconteceu na cidade de Florença, na Itália. Durante a convenção, escolheu-se uma data para pudesse promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. O Dia Mundial dos Animais passou então a ser celebrado todo dia 4 de outubro. O dia escolhido é o dia em que se celebra São Francisco de Assis, o santo protetor dos animais e padroeiro da Ecologia.
Por que celebrar?
A relação entre seres humanos e animais é muito antiga, pois estes servem de alimento àqueles; são utilizados como meios de transporte, como o de cargas; além de serem grandes companheiros. Entretanto, embora os animais tragam enormes benefícios aos seres humanos, ainda não são tratados com o devido respeito e cuidado adequados.
No Dia Mundial dos Animais, muitas atividades são realizadas em todo o mundo para celebrar a vida desses seres tão importantes, não apenas para os seres humanos mas para toda a natureza. Atividades de conscientização, como as que promovem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, também são realizadas para conscientizar as populações sobre a necessidade de cuidar e proteger os animais.
Declaração Universal dos Direitos dos Animais
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em sessão realizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, em 27 de janeiro de 1978.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais traz em seu texto introdutório que todos os animais têm direitos, e o desconhecimento, além do desprezo, disso faz com que o ser humano cometa crimes contra os animais. O texto destaca também que se deve “ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais”.
Dentre os direitos dos animais presentes na Declaração Universal dos Direitos dos Animais, podemos destacar:
“Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.”
“Art. 2º - 2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de por os seus conhecimentos ao serviço dos animais.”
“Art. 2º - 3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem.”
“Art. 6º - 2. O abandono de um animal é um ato cruel e degradante.”
“Art. 7º - Todo o animal de trabalho tem direito a uma limitação razoável de duração e de intensidade de trabalho, a uma alimentação reparadora e ao repouso.”
Fonte: www.escolakids.uol.com.br