• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

A primavera é o anúncio de que o verão vem chegando. Deixamos para trás os dias secos do inverno para ter dias mais longos, temperaturas mais amenas e níveis de chuvas maiores. Há várias novidades neste período, por isso preparamos 10 curiosidades sobre essa perfumada estação, acompanhe:

A palavra “Primavera”, em latim, quer dizer boa estação. Antigamente, o ano era dividido apenas em duas partes: veris e hiems, significando respectivamente bom tempo e mau tempo. As quatro estações surgiram somente no século 17.
No primeiro dia da primavera, assim como o primeiro dia do outono, os dois hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de sol, por isso o dia e a noite tenham a mesma duração de 12 horas cada. Com o tempo, na primavera, os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas.
Os chineses comemoram a chegada desta estação há mais de 4 mil anos, com a Festa da Primavera. As festividades começam dia 23 de dezembro e terminam dia 15 de janeiro.
No inverno os pássaros que vivem em regiões frias procuram locais mais quentes. Eles só retornam na primavera, quando eles entendem que ao voltar para casa, terão alimento e abrigo.
Nesta estação, os dias passam a ter mais horas, o que estimulam as plantas a acumular energia necessária para abrir suas flores.
Rosa, girassol, margaridinha, orquídea, jasmim, hortênsia, helicônia, alamanda, clívia, gérbera, hibisco, gazânia, jasmim-estrela, lágrima-de-cristo, boca-de-leão, crisântemo, frésia, estefânia, narciso, violeta, dedaleira, dama-da-noite, são as principais flores da estação.
As flores que se abrem na primavera são responsáveis pela reprodução de 230 mil espécies de plantas floríferas.
Durante este período, no hemisfério sul, os oceanos ainda estão mais frios e começam a se aquecer aos poucos, deixando as temperaturas mais amenas. No hemisfério norte, onde se localizam a maior parte continental, as temperaturas costumam a aumentar mais rapidamente.
Animais como ouriços, esquilos e morcegos, que hibernam durante o inverno para poupar energia, acordam de seu sono profundo.
Os efeitos do El Niño são sentidos mais fortemente no Brasil durante a primavera, por isso há aumento de chuvas no Centro-Oeste e Sudeste, e intensificação da estiagem no Nordeste.


Fonte: www.sonhart.com.br