• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Não é surpresa para ninguém dizer que a Austrália possui uma fauna muito rica. E, apesar do canguru ser o animal que sempre nos vem à cabeça quando falamos sobre animais australianos, o país conta com um grande número de outras espécies que você não encontrará em nenhum outro lugar do planeta.

Há vários motivos que são apontados como a causa de tantas espécies australianas serem endêmicas (exclusivas de uma determinada região). O isolamento do país, a estabilidade tectônica e as poucas mudanças climáticas são algumas das explicações dadas pelos cientistas para isso. Confira a seguir alguns desses animais que só existem na Austrália:

Canguru

É claro que todo mundo que vai para a Austrália morre de vontade de conhecer os cangurus, não é mesmo? Os animais que mais simbolizam o país mundo afora podem ser encontrados em diversas áreas rurais do país. Os melhores lugares para vê-los são Hunter Valley e Pebbly Beach, próximos de Sydney, e em Red Cliff, perto de Yamba. Além, é claro, da Kangaroo Island.

Dingo

Essa é uma espécie de cachorro encontrada em toda a Austrália, exceto na região da Tasmânia. Porém, é melhor não se enganar por seu aspecto fofo. O dingo é o maior predador terrestre da Austrália, e desempenha um papel importante como principal predador. Um dos melhores lugares para encontrá-lo é na Fraser Island.

Demônio da Tasmânia

Definitivamente, um dos animais exóticos mais famosos da Austrália. Trata-se de um mamífero marsupial, que pode ser encontrado apenas na ilha da Tasmânia. Ele recebeu esse nome porque costuma gritar com muita força, além de exalar um cheiro bem forte. É o animal que inspirou o personagem Taz, dos Looney Tunes.

Wallaby

Não é difícil notar que esses simpáticos marsupiais fazem parte da família dos cangurus, embora sejam menores. Essas criaturinhas fofas podem ser facilmente encontradas em regiões como as Fliners Mountain Range, em Byron Bay, e nos parques naturais de Freycinet ou Namadgi, nos Alpes Australianos.

Lobo Marinho Australiano

São mamíferos marinhos que possuem adaptações em seus corpos que os permitem sobreviver tanto na terra quanto na água. Costumam pesar entre 200 e 360 kg e o melhor lugar para encontrá-los é em Kangaroo Island.

Coala

Igualmente bastante famosos mundialmente, os coalas são marsupiais herbívoros e conhecidos por seu aspecto de fofura. Você poderá encontrá-los em locais como a reserva de Tidbinbilla, perto de Canberra. Se quiser ter contato e até abraçar um deles, você deve ir ao Lone Pine Koala Santuary, em Brisbane.

Wombat

Este também é um marsupial (sim, há muitos por lá), mas com um aspecto engraçado. Em português são chamados de Vombate. São quadrúpedes atarracados, com aproximadamente um metro de comprimento, com uma cauda curta e grossa. Podem ser facilmente encontrados na região das Blue Mountains.

Ave Lira de Alberto

Além da beleza, este pássaro possui a fantástica habilidade de imitar os cantos de outros pássaros e até mesmo diferentes tipos de sons artificiais. É um pássaro bastante comum na Austrália, especialmente nas florestas de Victoria e Queensland.


Fonte: www.likeglobal.com.br