Basta falar sobre Festa Junina que nós já lembramos dos pratos clássicos da época. Delícias à base de milho e amendoim, como o curau e a paçoca, não faltam nas mesas para deixar a celebração ainda mais gostosa. Além das clássicas, cada região do Brasil tem algumas receitas tradicionais para essa época do ano, que vão desde o vatapá até a sopa paraguaia.
Para você conhecer melhor os pratos que embalam as fogueiras Brasil à fora, fizemos uma lista com essas delícias e mais, com as receitas para que você consiga fazê-las. Confira:
Norte
Assim como na maioria das regiões do Brasil, várias receitas da Festa Junina do norte têm o milho e a mandioca, também conhecida como maniba, como ingredientes principais. Cuscuz, mingau de milho, vatapá, caruru, maniçoba e tacacá são alguns dos pratos que complementam os arraiás do Norte.
Vatapá
Caruru
Tacacá com tucupi
Nordeste
O milho é o ingrediente que mais brilha nos pratos da região nordeste do Brasil durante as Festas Juninas e isso se dá porque a colheita do cereal acontece no mês de junho. As receitas são deliciosas, como curau, canjica, bolo de milho, pipoca, e o próprio milho cozido ou assado.
Fato curioso: O que algumas pessoas do sudeste conhecem como curau, no nordeste e chamado de canjica e a canjica é chamada de mungunzá.
Curau
Canjica ou mungunzá
Bolo de milho verde
Milho cozido
Pamonha
Centro-Oeste
As Festas Juninas do Centro-Oeste do Brasil contam com pratos como arroz-doce, bolo de amendoim, broa de fubá, cocada, pé de moleque, quentão e vinho quente. Do país vizinho também vem uma receita típica, a sopa paraguaia, que é uma espécie de torta de farinha de milho ou fubá com queijo.
Sopa paraguaia
Arroz-doce
Bolo de amendoim
Broa de fubá
Cocada
Sul
O quentão é o principal responsável para esquentar o mega frio que faz no Sul. No quesito comidas, os pratos com pinhão, o churrasco gaúcho e o arroz carreteiro são algumas das receitas que brilham.
Quentão do Sul
Arroz de carreteiro
Pinhão frito
Sudeste
No sudeste, além das delícias clássicas, as Festas Juninas contam com cachorro-quente, churrasquinho e pizza. Os mineiros também costumam acrescentar na mesa o feijão tropeiro e o clássico pão de queijo. Tradicional do Vale do Paraíba, região do estado de São Paulo, um quitute que está sempre presente nas celebrações é o bolinho caipira, um salgado feito à base de farinha de milho e bem semelhante ao pastel de milho.
Cachorro-quente
Feijão tropeiro
Pão de queijo
Pé de moleque
Bolinho caipira
Fonte: https://anamariabraga.globo.com/materia/pratos-tipicos-de-festa-junina-de-cada-regiao-do-brasil/