Uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro, o Dia do Consumidor, também conhecido como Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, é comemorado no dia 15 de março em todas as partes do mundo.
Anualmente os consumidores têm, na data, a oportunidade de adquirir produtos e serviços com descontos, e é por isso que ela também é chamada de Black Friday do primeiro semestre. Mas engana-se quem pensa que ela só se resume às ofertas. A data também costuma ser marcada por debates, matérias especiais e eventos que geram informação sobre os direitos dos consumidores. E aí, você sabe qual é a origem do Dia do Consumidor? Vamos descobrir.
Como surgiu o Dia do Consumidor?
Tudo começou em 15 de março de 1962, quando John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, fez um discurso salientando os direitos dos consumidores, que envolve a informação, a segurança, além do direito de escolha, entre outros.
Feito isso, Kennedy decidiu enviar uma mensagem ao Congresso Americano, reforçando a importância dos direitos dos consumidores, o que acabou gerando debates em todo o mundo e fez com que os governos voltassem a sua atenção para a necessidade de proteção desses direitos.
Como resultado dessa movimentação, em 1985 a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou diretrizes para a construção de novas lei sem benefício das relações de consumo. Foi quando os Direitos do Consumidor passaram a fazer parte das Diretrizes das Nações Unidas, o que fez com que eles ganhassem ainda mais reconhecimento e legitimidade.
Dia do consumidor no Brasil
No Brasil, o primeiro passo para o Dia do Consumidor foi dado com a Lei Delegada nº 4, de1962, a primeira que tinha como objetivo assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo. Foi a partir dela que surgiram os primeiros órgãos de defesa do consumidor, que pressionaram o Congresso para inserir a pauta na nossa Constituição Federal, onde hoje ela se encontra no art. 5º.
Alguns anos depois foi instituído no nosso País o Código de Defesa do Consumidor, por meio da Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991,que foi sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
Como o Dia do Consumidor virou a Semana do Consumidor?
O que era inicialmente um dia de promoções e debates, se tornou, no Brasil, uma semana recheada de oportunidades. A Semana do Consumidor foi criada para impulsionar as vendas num período que normalmente se caracteriza pela baixa no consumo, após período de festas de final de ano, carnaval e início do ano letivo.
Fonte: www.educamaisbrasil.com.br