A carroça é utilizada desde os tempos mais remotos, a partir do momento que o homem inventou a roda; e através dela foi descobrindo novas formas de transportar cargas e pessoas.
Conheça a carroça
Com a invenção da roda, que não sabe ao certo em qual época houve a descoberta; mas acredita-se que foi por volta de 3.000 a.C; o homem conseguiu melhorar o trabalho e as formas de transporte.
Até a invenção da roda, o homem transportava suas cargas através da técnica do arrasto; que consistia em amarrar o objeto a uma corda e ao animal que puxaria a carga.
Evolução da Carroça
Com o passar dos tempos, o homem foi aprimorando a forma de puxar cargas e aproveitar da roda, que foi a mola propulsora para a inovação dos meios de transportes, em várias regiões do mundo.
Por muito tempo usava-se tábuas de madeira; que ficaram por cima do que seria chamado de rodas, ligadas por eixo, para facilitar a locomoção das cargas.
Com o tempo e com o aumento das distâncias; houve a necessidade de aumentar o local onde seriam colocadas as cargas e dessa forma aprimorou-se o que seria chamado de carroça.
A carroça foi muito importante nas regiões brasileiras à época da colonização, juntamente com o carro de boi e transportou cargas, mudanças e pessoas pelos rincões do Brasil.
Ela é geralmente puxada por cavalos, mulas e burros. São construídas de forma mais rústica ou aprimorada, com objetivo de transportar diversos materiais ou pessoas.
Onde encontrar a carroça?
Até os dias atuais é fácil encontrar um carroça, nas pequenas propriedades rurais, em pequenas vilas e cidades brasileiras, que não têm a pressa como objetivo de vida; e onde a vida parece andar mais devagar.
Ela é encontrada também em cidades que têm o turismo rural como atração tais como Bento Gonçalves, Nova Petrópolis, Venda Nova do Imigrante; além de remeter às origens dos povos, que tanto contribuíram para a formação brasileira.
Fonte: Coisas da Roça