Ainda é comum ouvir alguns mitos sobre como os cachorros enxergam. Talvez você já tenha escutado pessoas falando que os cães só conseguem enxergar as cores preta e branca, mas será que isso é verdade?
Diferente do que o mito diz, os cachorros podem ver outras cores, a diferença é que eles não conseguem distinguir todas elas.
Quando, nós humanos, somos pequenos, aprendemos que existem cores primárias, o vermelho, azul e verde, e a junção delas formam outras diversas cores que o nosso olho é capaz de distinguir. Já os cachorros enxergam diferente pois eles não conseguem ver cores como o vermelho, laranja ou rosa. Se você mostrar algum objeto com essas cores, ele irá enxergar a cor cinza.
Essa pouca percepção de cores acontece porque conta da construção anatômica da retina. Da mesma forma dos humanos, os cães têm estruturas oculares chamadas “cones” na retina, que tem como responsabilidade pela percepção de luzes e cores.
A quantidade de cones que os cães possuem na retina é inferior aos dos seres humanos, e por isso, a distinção de cores deles é menor que a nossa. Mas fique tranquilo, isso não faz diferença alguma para eles.
As cores mais fáceis para eles distinguirem são o azul e o amarelo, mas alguns tons de verde também podem ser inclusos nessa lista.
Os cães enxergam no escuro?
Outra dúvida muito frequente entre os donos de cães é se eles possuem a capacidade de enxergar em um ambiente escuro. A verdade é que os cães enxergam sim no escuro, e é importante ressaltar que eles veem até melhor que nós!
Enquanto os humanos possuem uma quantidade superior de cones, os cães têm uma quantidade maior de bastonetes. Bastonetes são as estruturas responsáveis pela visão noturna e, como eles tem uma quantidade maior, facilita na hora de enxergar em um ambiente pouco iluminado.
É importante lembrar que, eles não enxergam em uma escuridão total, mas para eles, é necessário apenas ¼ da luminosidade para conseguirem ver. Ou seja, dificilmente eles vão bater em alguma cadeira ou parede caso o local esteja muito escuro.
Antes da domesticação dos cães, a caça era a principal atividade deles, por isso, essa visão mais aprimorada no escuro era importante.
A visão periférica
Os cães possuem uma efetiva visão periférica, o que lhes permite enxergar com uma amplitude muito maior. Como os olhos estão mais na lateral da cabeça, isso lhes dá um campo de visão maior até mesmo nas costas.
Mas essa amplitude pode variar de raças, um exemplo é os Pastores Alemães. Se comparados, essa raça possui um campo de visão muito mais amplo do que um Pug.
Porém, os cães não enxergam muito bem as profundidades, já que eles têm pupilas muito grandes, então eles enxergam com mais foco o que está na sua frente, e o restante fica borrado.
Mas, mesmo assim, isso não os impedem de enxergar objetos em movimento com até 600 metros de distância!
Fonte: www.vetquality.com.br