Quem mora ou já morou na roça sabe que essa é uma experiência única, que marca todas as fases da vida de uma maneira especial, desde a infância até à velhice. A vida no campo costuma ser bem diferente da cidade. Apesar de existirem, sim, algumas dificuldades, morar na roça é algo que todas as pessoas deveriam experimentar, pelo menos uma vez na vida, nem que seja por apenas alguns meses. Veja algumas coisas que só quem morou na roça conhece:
Fogão de Lenha
Roça é sempre sinônimo de fogão a lenha e não há nada melhor do que uma comida quentinha feita naquela estrutura toda de barro. O sabor, sem dúvida, é muito diferente dos fogões convencionais. Para ficar um pouco melhor, a panela de barro consegue dar um sabor ainda mais especial à comida.
Fruta colhida no pé
Quando a gente come aquela fruta fresca que acabou de ser colhida do pé, é como se ela fosse cinco vezes mais gostosa do que a que compramos por aí. E não é para menos. A fruta recém colhida, ao natural é bem mais gostosa e parece até mais doce.
Recolher ovos de galinha
Tudo bem que é um desafio pegar os ovos da galinha sem irritá-la, mas essa é uma experiência muito especial que faz com que tenhamos ainda mais percepção do quanto a natureza é perfeita.
Banho de rio
Há quem ame praia, mas nada se compara a um banho naquele riozinho para se refrescar de um dia de calor ou até mesmo no açude que, às vezes, é mais perto de casa.
Leite direto da vaca
O leite fresquinho e saudável que tiramos direto da vaca pode até ter um gosto estranho para quem é da cidade. Mas, quem morou na roça está acostumado com ele e não trocaria por nenhum leite em caixinha.
Moinho de café
Quem não conhece acha que é uma geringonça muito antiga. Mas, não faz muito tempo que o moinho de café era peça fundamental para moer os grãos de café na roça e o resultado final era aquele cafezinho saboroso que ninguém conseguia resistir, que ficava ainda mais gostoso depois de passar por um coador de pano.
Tramela como fechadura
Como morar na roça sempre foi seguro, não precisa de cadeado para trancar portas e janelas. Uma simples tramela já dá conta do recado e garante uma noite de sono tranquila.
Moringa de barro
Para deixar a água protegida e bem guardada, a moringa de barro sempre foi a melhor opção. É claro que ela deixa aquele gostinho de barro bem lá no fundo, mas esse é o diferencial e nada que atrapalhe saciar nossa sede.
Quadros de família
É muito difícil entrar em uma casa da roça e não encontrar aqueles quadros antigos com fotos de parentes mais velhos pendurados na parede. Elas podem até parecer meio estranhas, mas aquelas fotografias com molduras acentuadas são um retrato da nossa história.
Lamparina de querosene
É muito difícil entrar em uma casa da roça e não encontrar aqueles quadros antigos com fotos de parentes mais velhos pendurados na parede. Elas podem até parecer meio estranhas, mas aquelas fotografias com molduras acentuadas são um retrato da nossa história.
Fonte: Blog MF Rural