• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

O caldo de cana é uma bebida popular no Brasil, afinal, a cana é muito comum no território nacional. O suco natural da cana, popularmente conhecido como garapa, é consumido tanto na sua forma pura, como junto de abacaxi e limão e pode ser encontrado em feiras livres em diversas cidades.

Além de ser consumida como uma deliciosa e adocicada bebida, também é o caldo de cana que dá origem ao açúcar, tanto o demerara e o mascavo, como o branco – depois de seu processamento.

Benefícios do caldo de cana

Fortalece a imunidade
Muita gente não sabe, mas o caldo de cana possui propriedades terapêuticas que beneficiam a saúde de diversas maneiras. A princípio, as propriedades da cana proporcionam o fortalecimento da imunidade, além de ajudar no tratamento de diversas enfermidades.

Alivia inflamações
É graças às suas propriedades anti-inflamatórias que o caldo da cana pode ajudar no tratamento de diversas doenças. Além disso, é também devido à seu poder anti-inflamatório que o caldo previne o estresse oxidativo e a ação de radicais livres no organismo e, como consequência, previne diversas doenças, inclusive a Alzheimer.

Combate a fadiga 
Devido ao seu teor calórico e grande quantidade de açúcar, o caldo também rende muita energia ao organismo e, portanto, combate a fadiga. Além disso, ajuda na recuperação muscular.

Previne a anemia
A cana também é muita rica em diversas vitaminas e minerais importantes, inclusive o ferro. Sendo assim, seu caldo é também uma excelente fonte desse mineral, o que ajuda a prevenir a anemia. 

Caldo de cana engorda?

Como toda a alimentação, é importante dosar a ingestão de carboidratos e açúcar, porque pode trazer alguns problemas de saúde. Não é diferente no caso do caldo de cana. Por isso, é importante estar atento ao consumo em excesso, porque ele pode comprometer a dieta de quem deseja emagrecer.

A bebida pertence aos grupos de doces e açúcares, onde a recomendação presente na pirâmide alimentar brasileira é o consumo de 1 porção ao dia. Contudo, assim como qualquer alimento ou produto, isoladamente não engorda.

Como consumir

É possível consumir o caldo puro, mas é possível inovar em consumi-los das mais diversas maneiras, como:

Com suco de abacaxi ou de limão;
Drinques, como a famosa caipirinha;
Para temperar carnes, em especial a costela de porco;
Em receitas de doces, como bolos e pudim.

Caldo de cana


Fonte: cuidai.com.br