• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Frutas comuns que nós conhecemos hoje, como laranja, abacaxi ou a banana, tem algumas curiosidades que nós nem imaginávamos. Confira a seguir 15 fatos sobre frutas que vão te deixar pensando como a natureza é esquisita.

1. As cores receberam seu nomes em homenagem às frutas, e não o contrário

Antes da invenção da palavra "laranja", as coisas alaranjadas eram descritas como "açafrão" ou vermelhas.Laranja

 

2. O kiwi contém mais vitamina C do que a laranja.

Nas laranjas também tem bastante, é só que no kiwi tem mais.

Kiwi e laranjas

3. Você pode usar fibra de banana para fazer papel e tecidos.

No Japão existe um tecido chamado "bashofu", fabricado há séculos, que é feito de fibras de banana. Ele é totalmente biodegradável, e é muito mais sustentável do que o algodão ou a seda, pois precisa de muito menos energia e água para produzir. As fibras vêm das árvores e são tecidas para criar esse tecido único.

Tecido feito de fibra de banana

4. Os tomates são as frutas mais populares do mundo.

Sim, é meio que um absurdo isso, mas também faz sentido. Os tomates são uma fruta, pelo menos botanicamente. Sessenta milhões de toneladas de tomates são produzidas a cada ano, o que representa 16 milhões a mais do que a segunda fruta mais popular, a banana.

Tomates

5. As bananas são naturalmente levemente radioativas.

É porque o potássio que elas contêm é um isótopo radioativo que ocorre naturalmente. Mas não se preocupe, você precisaria comer 100 milhões de bananas em pouco tempo para chegar até uma dose fatal.

Bananas

6. As bananas como as conhecemos hoje são o resultado de milhares de anos de cultivo humano, a maioria das bananas silvestres não é comestível.

Há dois tipos de bananas silvestres (essa da imagem abaixo não é comestível por conta das sementes dentro) e ambas são muito pequenas. Através de milhares de anos de cruzamentos e cultivo, os seres humanos conseguiram criar as bananas que temos hoje.

Bananas silvestres

7. As rosas produzem frutos - é o botão que prende as pétalas!

Eles são usados para fazer um monte de coisas, incluindo chá, geleias, óleos e até mesmo sopas, e você ainda pode comer eles crus.

Botões que prende as pétalas das rosas

8. Originalmente, a palavra "abacaxi" era usada para se referir ao que hoje conhecemos como pinhas.

Quando os europeus encontraram as frutas pela primeira vez nas Américas, eles as nomearam de "abacaxis" porque pareciam pinhas. Em espanhol, ainda hoje a palavra para a fruta abacaxi é "piña" (que se pronuncia "pinha").

Abacaxi e pinha

9. Os abacaxis na verdade não são uma fruta, mas um grupo de bagas fundidas em torno de um talo.

Abacaxi

10. As romãs podem conter até 1.400 sementes em uma única fruta, e é por isso que muitas vezes está associada à fertilidade na mitologia.

A partir de uma única fruta, muitas outras árvores podem ser cultivadas.

Romã

11. Um mito havaiano afirma que a fruta-pão cresce a partir dos testículos de um homem morto.

A fruta é uma delícia, mas a lenda diz que quando as pessoas descobriram que ela vinha de testículos, elas jogaram fora e espalharam as sementes pelas ilhas. Pelo jeito a estratégia de propagação funcionou.

Fruta-pão

12. Se você cultivar uma macieira a partir de uma semente, talvez ela não dê frutos e, mesmo que dê, não serão parecidos com a maçã da qual você tirou as sementes.

As maçãs são híbridos genéticos e produzem novas informações genéticas em suas mudas, razão pela qual as sementes de uma maçã não produzem frutos semelhantes aos seus pais. A maioria das macieiras é criada usando enxerto (pegando um ramo cortado de uma árvore existente e deixando-o crescer em outra árvore), então basicamente todas as maçãs comerciais são clones, e não irmãs.

Maçãs vermelhas

13. Toda maçã do tipo Granny Smith (popular maçã-verde) é um clone de uma única macieira na Austrália.

A Granny Smith (vovó Smith) foi uma pessoa que existiu, ela criou a nova maçã híbrida que é consumida atualmente, e cada macieira Granny Smith que existe é um clone de sua árvore original em Sydney.

Maçã verde

14. Os produtores de cerejas contratam helicópteros para sobrevoarem suas cerejeiras depois da chuva.

Depois que as cerejas se formam e amadurecem, a água da chuva pode se acumular nas pequenas ranhuras na parte superior das frutas. O que pode acontecer depois é as cerejas absorverem o excesso de água, o que por sua vez pode fazer com que elas rachem, estourem ou explodam. Obviamente, os produtores de cerejas não querem perder nenhuma das suas safras, então eles contratam (ou até mesmo compram seus próprios) helicópteros para sobrevoar as plantações e soprar o excesso de água das cerejeiras depois da chuva.

Cerejas

15. Por fim, algumas pessoas não consideram os figos como veganos, já que normalmente a fruta digere vespas.

A vespa-do-figo se reproduz colocando ovos na flor de figo, que cresce voltada para dentro, não para fora como todas as flores. Ela passa a viver ali e acaba morrendo dentro da flor, até os ovos eclodirem. Os machos então se reproduzem com as fêmeas e vão comendo um buraco na flor, através do qual as fêmeas escapam (já que os machos não têm asas). Normalmente, as flores nas quais as vespas colocam seus ovos não se transformam nos frutos que comemos. Ocasionalmente, porém, a vespa entra no tipo errado de flor, na qual ela não é capaz de depositar seus ovos ou da qual não consegue escapar, então acaba sendo digerida pelas enzimas quando a flor se transforma no fruto, e adeus vespa.

Figos


Fonte: Buzz Feed