O agronegócio é um dos pilares mais importantes da economia brasileira, envolvendo a produção, estocagem, industrialização e comercialização de produtos agrícolas e pecuários. Para se ter uma ideia, apenas 5 estados do país são responsáveis por mais de 70% da produção.
No Brasil, o agronegócio desempenha um papel essencial no fornecimento de produtos tanto para a nossa população quanto para o mundo. O Brasil tem grande destaque como um dos principais países exportadores agrícolas do planeta.
Os 5 estados com a maior produção
Os estados que se destacam por sua produção são regiões que possuem um clima favorável para a agricultura, tecnologia avançada e uma infraestrutura logística bem desenvolvida.
Veja quais são os 5 estados com a maior produção no agronegócio no Brasil, suas particularidades e importância para o desenvolvimento econômico do país.
Mato Grosso
O Mato Grosso destaca-se como o maior produtor nacional de grãos, contribuindo com cerca de 17% do Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuário do Brasil. Sua liderança é impulsionada pela produção de soja, sendo um estado beneficiado pelo clima favorável e pela infraestrutura logística desenvolvida.
São Paulo
São Paulo é reconhecido como um dos mais expressivos sistemas agroindustriais do mundo, com um território de 24,8 milhões de hectares de clima tropical, solo fértil e água abundante. Possui destaque na produção de cana-de-açúcar, laranja, café e milho.
A região combina tradição com pesquisa e tecnologia avançada, representando uma parte significativa do faturamento nacional no cultivo de cana-de-açúcar.
Paraná
Como segundo maior produtor de soja do Brasil, o Paraná destaca-se na produção de milho, trigo e frango. Sua infraestrutura logística desenvolvida e clima favorável contribuem para o escoamento da produção, com exportações expressivas no setor agropecuário.
Em janeiro de 2024, as exportações do agronegócio no estado atingiram US$ 1,4 bilhão, o que representou 12,62% de todas as vendas para o exterior do país. O destaque maior foi para o setor do complexo soja, responsável por 43,7% de todas as exportações estaduais, seguido pelas vendas de carnes, principalmente de frango, e produtos florestais.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é um dos maiores polos agroindustriais do Brasil, com exportações do agronegócio atingindo US$ 15,3 bilhões em 2021. Com uma área de 281.748 km², 90% dela voltada para a produção de grãos, o estado destaca-se na produção de soja, milho, trigo, arroz e carne bovina e suína.
Além disso, sua infraestrutura logística bem desenvolvida facilita o transporte da produção, consolidando-o como um estado estratégico para o agronegócio brasileiro.
Com clima favorável e tecnologia avançada, o estado configura sua principal atividade econômica na produção de cereais e oleaginosas, como a soja, o arroz, o milho e o trigo, que constituem as principais culturas agrícolas praticadas no estado em termos de área plantada e quantidade produzida.
Minas Gerais
Minas Gerais destaca-se na produção de café, leite, feijão e milho. Em 2022, o PIB do agronegócio mineiro cresceu 6,3%, representando mais de 22% do PIB total do estado. Com tecnologia avançada e infraestrutura logística desenvolvida, Minas Gerais contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do país.
Fonte: www.universo.agrogalaxy.com.br