A cozinha é o ponto em evidência da casa moderna. Sua engenharia evoluiu ao longo dos últimos milhares de anos, de lavatórios misturados a hardware perfeitamente estilizado. Indiscutivelmente, uma cozinha não é uma cozinha se não estiver cheia de eletrodomésticos. Não é verdade?
As cozinhas que conhecemos hoje mudaram muito de apenas 20 anos pra cá. Parece que agora temos um aparelho para tudo – desde descascar ovos cozidos até picar alho. As cozinhas são de alta tecnologia no século XXI.
Embora certamente estejamos vivendo no futuro, essa inovação tecnológica nos utensílios de cozinha modernos aconteceu como toda inovação humana ao longo do tempo. Isso significa que, para todos os aparelhos de cozinha modernos, podemos rastrear suas origens por séculos através do passado tecnológico e até analógico.
Geladeira
Nossos refrigeradores são peças de tecnologia refinadas que são vitais para a cozinha moderna. Os dispositivos usados para manter as coisas frias remontam a séculos, mas a geladeira moderna começou no início dos anos 1900. Essas caixas de metal eram revestidas com de metal como estanho e, então, eram carregadas com um enorme bloco de gelo que derreteria lentamente enquanto mantinha a comida na caixa fria.
Essas primeiras caixas de gelo faziam o truque, mas por volta de 1915, os refrigeradores elétricos começaram a aparecer em residências em todo o mundo. Essas primeiras máquinas funcionavam com o mesmo princípio das máquinas modernas, resfriando com o uso de um motor. No entanto, esses primeiros dispositivos, chamados Domeires, usavam uma variedade de gases altamente tóxicos.
Os fabricantes começaram a usar Freon em geladeiras perto do final da Segunda Guerra Mundial. Você notará que por volta da década de 1940 é quando os refrigeradores assumem sua forma moderna com portas – e nada mudou desde então.
Atualmente, os refrigeradores usam tetrafluoroetano para manter nossos alimentos refrigerados.
Máquina de café
As origens do café como bebida remontam ao século XV na Etiópia e no Iêmen. Esses consumidores iniciais provavelmente confundiriam o feijão com água e usariam a bebida para ficarem acordados. No entanto, esse processo manual se tornaria cada vez mais desfavorável à medida que a revolução industrial tornasse lentamente os processos diários simples ainda mais fáceis.
O primeiro “aparelho” como aparelho usado para fazer café foi o coador originário da década de 1860. Essa técnica de fabricação de café evoluiu até a década de 1920, foram introduzidas máquinas de sistema de vácuo e as cafeteiras incorporaram bombas e sistemas de filtragem.
O groovy dos anos 70 trouxe a invenção da cafeteira da marca Mr. Coffee. Embora possa ser a marca famosa de hoje, as máquinas de café foram o primeiro sistema de fabricação por gotejamento doméstico para café. Esta invenção ajudou a espalhar a popularidade do café pelas populações industrializadas.
Liquidificador
Antes da invenção do liquidificador como um aparelho em 1922, as pessoas tinham que quebrar e misturar as coisas manualmente. Além de ser totalmente inconveniente, esse processo era comumente praticado com almofarizes e pilões. Fazer um smoothie não era realmente uma coisa naquela época, pelo menos na lente do contexto moderno.
Na década de 1930, surgiu um aparelho chamado Miracle Mixer. Este dispositivo repetiu a primeira invenção do liquidificador e o tornou acessível ao público.
Os liquidificadores iniciais eram basicamente apenas copos com lâminas giratórias no fundo, mas os liquidificadores modernos agora têm toda a tecnologia do mundo.
Espremedor
Quando a Revolução Industrial tomou conta dos EUA, pressionar sua própria fruta por suco à mão se tornou tão século passado. Em 1915, foi criada a primeira prensa mecânica de frutas, que levou ao extrator de sucos Sunkist, vendido na década de 1920. Este juicer popularizou a prática nos EUA
Ao longo dos anos, a principal coisa que mudou nas máquinas de espremer foi exatamente como elas extraíram o líquido da fruta. As primeiras máquinas emulsionavam a fruta e filtravam a polpa. Com o passar do tempo, os pesquisadores descobriram que essas máquinas podiam quebrar alguns dos nutrientes benéficos das frutas.
Hoje, a maioria dos espremedores de suco usa um sistema de engrenagem dupla que espreme o suco e mantém os nutrientes intactos.
Torradeira
Ah, a torradeira simples … quanto isso pode ter mudado ao longo dos anos? 1909 foi o primeiro ano em que uma torradeira comercialmente bem-sucedida foi vendida, chamada D-12 da GE. Esta torradeira era uma que certamente poderia colocar sua casa em chamas, pois eram essencialmente bobinas expostas aquecidas que você colocaria seu pão para torrar.
Com o passar do tempo e as casas, sem dúvida, queimando, muitas empresas diferentes repetiram o design original da torradeira. Por volta dos anos 20, começamos a ver torradeiras totalmente fechadas e muito mais seguras de usar.
Acredite ou não, não foi até Wonder Bread começar a vender pães pré-cortados na década de 1930 que a torradeira ganhou destaque como sendo uma máquina de fazer café da manhã.
Chaleira
Chaleiras, como torradeiras, são outros aparelhos que realmente não precisavam de muito aprimoramento para trazê-lo para a era moderna. As primeiras chaleiras eram simples panelas de metal que seriam colocadas sobre fogões a gás. Acredite ou não, na década de 1890, o mundo já tinha uma chaleira elétrica que poderia aquecer a água ao ser conectada.
Após essa inovação, os designs das chaleiras foram aprimorados lentamente, até mesmo a mais avançada tecnologia de chaleiras atualmente ainda é apenas uma chaleira elétrica.
Lava-louças
Máquinas de lavar louça mudaram o mundo. Introduzida pela primeira vez na década de 1890 como uma máquina movida a mão, a importância desses dispositivos mágicos de cozinha cresceu ao longo dos anos. O encanamento permanente como parte da construção de casas na década de 1920 é parte do que causou o uso dessas máquinas, à medida que mais e mais casas poderiam ser construídas com um local para uma máquina de lavar louça.
Realmente não foi até as décadas de 1940 e 50 que as máquinas de lavar louça se tornaram a máquina que conhecemos e amamos com prateleiras e sprays giratórios. Além da nova tecnologia de engenharia, o design principal realmente não mudou muito desde então.
Fogão
Cozinhar diante do fogão moderno significava usar fogo. Os primeiros fogões eram apenas caixas de metal que continham madeira queimada e direcionavam o calor para uma superfície de cozimento. Em 1900, o primeiro fogão a gás chegou ao mercado.
O gás dominaria a indústria de fogões por quase 3 décadas, até que os fornos elétricos fossem oferecidos como uma alternativa mais segura e fácil.
Os fogões começaram a evoluir de puramente peças de função para obras de arte estéticas modernas.
Panela de pressão
O cozimento sob pressão foi experimentado pela primeira vez em 1679, mas realmente não se tornaria um método de popularidade de cozimento até a Segunda Guerra Mundial. Isso ocorreu devido às panelas de pressão que permitiam menor uso de combustível, tornando-as muito mais baratas para cozinhar.
Este aparelho realmente atingiu o pico em meados de 1900 e tem diminuído desde então. Hoje em dia, temos aparelhos como o pote Instant que trabalham para preparar as refeições, mas, em geral, deixamos o cozimento rápido ser feito com o microondas.
Se você quiser dar uma olhada na evolução de cada dispositivo, veja o infográfico abaixo:
Fonte: www.engenhariae.com.br