• Café
    Museu da Roça
    Blog do MUR

Muita gente não sabe, mas algumas das invenções que tornaram a nossa vida mais segura e divertida, além de trazerem mais praticidade, foram criadas no Brasil. O avião é um dos casos mais famosos, embora haja polêmica em torno da sua origem.

Quer saber o que mais foi criado por aqui? Confira a lista com as 10 maiores invenções feitas por brasileiros.

Reprodutor de música portátil

O filósofo alemão/brasileiro Andreas Pavel criou o tocador de fita K7 quando morava em São Paulo, em 1972. Batizado de stereobelt, o aparelho foi lançado comercialmente pela Sony em 1979 como Walkman. Pavel e a marca japonesa tiveram uma longa batalha jurídica até ela reconhecer a autoria do seu invento.

Identificador de chamadas

Criado em 1980 pelo eletrotécnico Nélio José Nicolai, o identificador de chamadas é praticamente indispensável atualmente. Chamado originalmente de BINA (“B identifica número de A”), se tornou sucesso mundial.

Transmissão radiofônica

O padre Roberto Landell foi pioneiro no uso das ondas eletromagnéticas para transmitir a voz humana, mas teve seu feito esquecido. A invenção do rádio acabou equivocadamente atribuída ao italiano Guglielmo Marconi.

Máquina de escrever

O também padre Francisco João de Azevedo é considerado o inventor da máquina de escrever, ao adaptar um piano de 24 teclas para imprimir letras em papel. No entanto, sua ideia teria chegado ao exterior após sabotagem, deixando-o no esquecimento.

Câmbio automático

Geralmente presente em carros mais caros, a transmissão automática foi criada no Brasil, em 1932, pelo engenheiro mecânico José Braz Araripe. O sistema, que funcionava por fluido hidráulico, acabou vendido para a General Motors (GM).

Soro antiofídico

ssencial no tratamento das vítimas de picadas de cobras, o soro antiofídico é obra do médico Vital Brazil. O medicamento surgiu em 1903 após o especialista, que também criou o Instituto Butantan, descobrir que cada tipo de veneno exige um antídoto específico.

Balão de ar quente

Ao observar que o ar aquecido é mais leve, o inventor Bartolomeu de Gusmão usou seus conhecimentos para criar o balão de ar quente. O primeiro veículo levitando com base no conceito surgiu em 1709 e foi exibido para a corte portuguesa, depois de vários testes levarem a uma versão capaz de subir e descer de forma segura e eficaz.

Abreugrafia

Entre as principais invenções brasileiras, também vale destacar a abreugrafia. Desenvolvida pelo médico Manuel de Abreu, a técnica passou a permitir radiografar os pulmões, contribuindo para tornar o diagnóstico da tuberculose e outras doenças muito mais rápido.

Indicado ao Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em três oportunidades, Abreu não saiu vencedor em nenhuma delas, mas deixou um grande legado para a medicina brasileira.

Cinema 3D

O ítalo-brasileiro Sebastião Comparato desenvolveu dois modelos de projetores tridimensionais apresentados em 1934, no Rio de Janeiro. Com possibilidade de adaptação a uma tela especial e aos projetores comuns, o mecanismo que dava a sensação de transmissão da imagem em um espaço vazio deu origem ao cinema 3D.

Urna eletrônica

Com o objetivo de facilitar e segura a votação, a urna eletrônica foi criada na década de 1980 pelo então juiz Carlos Prudêncio. A primeira versão estreou em 1989 na cidade de Brusque (SC), mas ela começou a ser usada mais amplamente em 1996.


Fonte: www.megacurioso.com.br